quarta-feira, 15 de junho de 2022

Ossos de pinguins antigos revelam encolhimento sem precedentes nas principais geleiras da Antártida

Para reconstruir como as geleiras mudaram ao longo de milhares de anos, os pesquisadores se voltaram para velhos ossos e conchas de pinguins, coletados por Scott Braddock, um geólogo glacial no laboratório de Hall, durante um cruzeiro de pesquisa em 2019 no quebra-gelo americano Nathaniel B. Palmer.

Uma tarde, Braddock escalou de um barco inflável balançando para as costas áridas de Lindsey 1 – uma das doze ou mais ilhas rochosas que ficam a cerca de 100 quilômetros de onde Pine Island Glacier termina no oceano. Enquanto subia a encosta, suas botas deslizaram sobre rochas cobertas de guano de pinguim e pontilhadas de penas brancas e sujas. Então, ele se deparou com uma série de cumes – rochas e seixos que foram empilhados pelas ondas durante tempestades milhares de anos antes – que marcavam antigas costas.

Doze mil anos atrás, exatamente quando a última era glacial estava terminando, esta ilha teria sido totalmente submersa no oceano. Mas, à medida que as geleiras próximas liberam bilhões de toneladas métricas de gelo, a remoção desse peso permitiu que a crosta terrestre surgisse como um colchão de cama – empurrando Lindsey 1 e outras ilhas próximas para fora da água, alguns milímetros por ano.

À medida que o Lindsey 1 subia, uma série de linhas costeiras se formaram nas bordas da ilha – e então foram levantadas, uma após a outra, fora do alcance das ondas. Ao medir as idades e alturas dessas costas encalhadas, os pesquisadores puderam dizer com que rapidez a ilha havia se levantado. Como a taxa de elevação é determinada pela quantidade de gelo que está sendo perdida das geleiras próximas, isso revelaria a rapidez com que as geleiras de Pine Island e Thwaites recuaram – e se elas ficaram menores do que são hoje e depois voltaram.



Autor: Douglas Fox
Fonte: sciencenews
Sítio Online da Publicação: sciencenews
Data: 09/06/2022
Publicação Original: https://www.sciencenews.org/article/antarctic-glaciers-antarctica-pine-island-melting-climate-change-global-warming

Nenhum comentário:

Postar um comentário