quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Ciência e Juventude é o tema da nova edição da revista Poli


A importância da ciência e do método científico para a formação crítica dos jovens e o papel da Educação Básica para despertar esse interesse são o foco da reportagem de capa da revista Poli, que discute caminhos para transformar a curiosidade dos estudantes em conhecimento, as dificuldades de acesso a equipamentos de ciência e cultura e o histórico dos programas de Iniciação Científica no Ensino Médio brasileiro.

Também falando sobre educação, o entrevistado desta edição é Hugo Silva, recém-empossado presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que fala dos impactos do Novo Ensino Médio (NEM) para os estudantes e das prioridades de luta dos estudantes neste momento.

Em memória aos 20 anos do Massacre da Sé, quando dez pessoas em situação de rua foram assassinadas no Centro de São Paulo, a Poli traça um panorama das políticas existentes e das dificuldades de acesso para essa população, que soma 227 mil pessoas no país. Um número que cresceu 935% entre 2013 e 2023 de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A série especial sobre a 4ª Conferência Nacional de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde (CNGTES) se divide em duas matérias. A primeira trata do aumento da precarização do trabalho na Saúde nos últimos anos e propostas que devem ser aprofundadas na Conferência, como a criação de carreiras para os profissionais da área. Na segunda, o destaque vai para o papel do SUS como escola e as dificuldades para se concretizar “a integração da formação técnica, tecnológica e profissional com os sistemas locais de saúde”, conforme sugere o documento.

Duas outras reportagens preparam os debates para as eleições municipais deste ano, com foco nas áreas de Saúde e Meio Ambiente. As enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano e o aumento significativo do número de desastres no país nos últimos anos impuseram um novo desafio para os prefeitos que forem eleitos no pleito de 2024: deixar as cidades preparadas para resistir e responder aos efeitos das mudanças climáticas. Já na Saúde, os novos gestores enfrentarão desafios antigos, como o subfinanciamento, e novos, que envolvem demandas represadas e criadas a partir da pandemia de Covid-19 e a necessidade de se retomarem as coberturas vacinais.

A importância do meio ambiente volta à pauta na seção ‘Dicionário’, que nesta edição tem como verbete o termo ‘Ecossocialismo’, debate o tema e orienta as lutas nessa área a partir do pressuposto de que a lógica de mercado é incompatível com a proteção ambiental.

A Revista Poli é uma publicação jornalística bimestral editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fiocruz. A assinatura pode ser feita de forma gratuita no site da Escola.

Autor: Fiocruz 
Fonte: Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz 
Data: 19/08/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário