sábado, 10 de agosto de 2024

Estudo sugere associação de fatores genéticos a lesões e dores musculares após exercício


Os resultados mostraram que alterações genéticas nos genes actina alfa (rs1815739) e hidrolase de amida de ácido graxo (rs324420) foram considerados preditores independentes de lesão muscular após o exercício.

Perini aponta que a prevalência de lesões musculoesqueléticas em atletas de elite gira em torno de 80%. Embora o tipo específico e a localização possam variar dependendo do esporte, as musculares são as lesões mais frequentemente observadas entre os atletas, responsáveis por 55% dos casos. Essas lesões compreendem distensões, entorses, contusões, luxações e rupturas, sendo as primeiras e as últimas mais prevalentes.

"⁠As consequências das lesões musculares incluem a diminuição do desempenho atlético, a retirada de competições importantes e a incapacidade vitalícia. Além disso, os traumas também podem afetar a saúde mental e a resiliência dos atletas. Um enorme fardo econômico está associado ao diagnóstico e tratamento dessas lesões. Por isso, identificar aqueles com risco aumentado para este tipo de lesão e dores musculares, após o exercício, pode ajudar na adaptação de medidas profiláticas", diz a pesquisadora.

A pesquisa recebeu investimentos de cerca de R$ 240 mil da FAPERJ, além de uma bolsa de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científica e Tecnológico (CNPq), tema do projeto de mestrado e doutorado do bolsista Lucas Lopes. Segundo Perini, os dados deste e de outros estudos do grupo da Uerj, em colaboração com a Faculdade de Medicina de Lisboa, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e o Instituto Português de Oncologia podem auxiliar nas intervenções profiláticas para melhorar a qualidade de vida dos atletas.

Outro projeto desenvolvido pela pesquisadora Jamila Perini foi tema de vídeo do Canal da FAPERJ no YouTube.
Assista à videorreportagem: Indígenas são contaminados pelo mercúrio utilizado no garimpo ilegal


Autor: Claudia Jurberg
Fonte: FAPERJ 
Sítio Online da Publicação: FAPERJ 
Data: 01/08/2024
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=606.7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário