quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Na 4º RIW, gestores e empreendedores mostram a contribuição da FAPERJ para a inovação no estado


Abertura dos debates no Palco Pedro Ernesto, espaço que marcou a parceria entre a Uerj e a Fundação: a partir da esq., Eliete Bouskela, Ronaldo Damião, Jerson Lima e Bianca Alencar (Foto: Débora Motta/FAPERJ)
A capital fluminense recebe até esta sexta-feira, 16 de agosto, no Píer Mauá, a quarta edição da Rio Innovation Week (RIW), considerada a maior feira no segmento de tecnologia e inovação na América Latina. Com a estimativa de movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões para a economia fluminense, o megaevento na Zona Portuária ocupa todos os armazéns do Píer, em uma área de 70 mil m², com 34 conferências, 25 palcos simultâneos, mais de 2.500 palestrantes convidados, 2.200 startups – empresas tecnológicas de base nascente – e incubadoras, e mais de 350 expositores. Como apoiadora da realização do evento, a FAPERJ participa, mais uma vez, com estande próprio, localizado no Armazém 4, que apresenta ao longo desta semana uma programação com 28 palestras e três mesas-redondas sobre empreendedorismo (leia a reportagem aqui) e um demoday nesta sexta, com pitchings (apresentações) dos projetos selecionados pela Fundação no edital Doutor Empreendedor de 2022. Na edição deste ano, o demoday oferece, como novidade, um encontro com investidores para este grupo de empreendedores contemplados, abrindo possibilidades de negócios (leia a reportagem aqui).

FAPERJ e Hupe/Uerj: debate no Palco Pedro Ernesto reafirma parceria

Uma conferência sobre a expertise do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para a inovação no atendimento e na pesquisa em Saúde abriu a programação na terça de manhã, dia 13 de agosto, no palco do hospital universitário montado no Armazém 4. Em um vídeo institucional exibido ao público, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, apareceu destacando a importância do Hupe e dos investimentos no setor. “Temos imenso orgulho do Hupe, referência em diversas áreas, como oncologia e transplantes”, disse o secretário, reafirmando o comprometimento em dar continuidade aos investimentos no hospital. Ele foi representado no evento pela subsecretária de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo, Bianca Alencar dos Santos.

O presidente da Fundação, Jerson Lima, lembrou que o fomento à pesquisa nas universidades estaduais, como a Uerj, está no cerne da missão institucional. “A FAPERJ, principal agência de fomento à pesquisa no estado, apoia diversos projetos, desde a Pré-Iniciação Científica a pesquisadores visitantes, passando pelo apoio a jovens pesquisadores e à formação de redes. A Fundação se orgulha de ser parceira do Hupe, que desempenha papel muito importante no atendimento à população do estado do Rio de Janeiro, na pesquisa e inovação fluminenses, e foi referência no tratamento aos pacientes com síndrome pós-Covid, entre outras linhas de atuação”, disse.

A diretora Científica da Fundação, Eliete Bouskela, ressaltou a importância da continuidade da atuação da FAPERJ durante a pandemia de Covid-19, quando os recursos das agências federais de fomento à pesquisa foram contingenciados, e dos trabalhos desenvolvidos no Hupe. “Todos nós descobrimos a importância do Sistema Único de Saúde durante a pandemia, e o Hupe é um exemplo de sucesso. Que a Rio Innovation Week propicie o estabelecimento de pontes entre as universidades e as empresas, para que as invenções se transformem em inovações no mercado”, destacou.


Autor: FAPERJ 
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ 
Data: 15/08/2024
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=618.7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário