segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Morre paciente de Teresópolis, RJ, que estava internado com febre amarela




Darci Oliveira, de 64 anos, era morador de Teresópolis e estava internado desde o dia 5 com febre amarela (Foto: Arquivo Pessoal/Marcelo Oliveira)



Morreu na noite deste domingo (21) o morador de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, que estava internado com febre amarela no Instituto Nacional de Infectologia (INI) Evandro Chagas, da Fiocruz, na capital.


A morte foi confirmada ao G1 por um parente do paciente na manhã desta segunda-feira (22). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) ainda não detalhou se a morte foi em decorrência da doença e afirmou que vai divulgar um boletim atualizado no fim da tarde.


Darci Oliveira, de 64 anos, era morador do bairro Água Quente e estava internado desde o dia 5 deste mês. Ele estava entre os casos da doença confirmados pelo Estado em Teresópolis. A prefeitura chegou a divulgar que quatro pessoas da cidade foram infectadas, mas a secretaria estadual não confirmou a informação.


"Ele estava em coma. Os médicos disseram que seu fígado 'se dissolveu' e os rins pararam de funcionar", disse Marcelo Oliveira, primo da vítima, sobre as complicações da doença.


Ainda de acordo com a família de Darci, o velório será nesta segunda na Capela de São José, em Água Quente, e o sepultamento está previsto para 16h será no Cemitério Serra do Capim.




Mortes na Serra do RJ




Esta pode ser a segunda morte em decorrência da doença na região. O primeiro caso confirmado pela SES também foi de Teresópolis, no dia 7 deste mês. Segundo a Prefeitura, o homem de 48 anos morava no bairro Canoas, zona rural da cidade.


Também foram registrados casos da doença em Petrópolis e Nova Friburgo. No Estado do RJ, ainda foram registrados casos em Valença (8) e Miguel Pereira (1).


Para esclarecer algumas questões sobre a febre amarela, o G1 consultou a Fiocruz, o Ministério da Saúde e especialistas.




Vacinação em Teresópolis




De acordo com um balanço parcial divulgado pela Prefeitura, de abril de 2017 até a última quinta-feira (18), 160.100 pessoas foram imunizadas, sendo 144.090 na área urbana e 16.010 na zona rural.



Este número corresponde a 91% do público-alvo, entre moradores da cidade e turistas, segundo o município. A meta é imunizar 100% de toda a população que não possua contraindicação para a vacina. As unidades de saúde foram reabastecidas na sexta-feira (19) com o lote de 10 mil doses de vacina, enviado pela SES.


O atendimento à população acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, em 16 postos da Estratégia de Saúde da Família e em cinco Unidades Básicas de Saúde, na cidade e no interior.


DEVO ME VACINAR AGORA? Tire dúvidas


VEJA PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A DOENÇA




O que é febre amarela?




A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados. Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.


Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.





Febre amarela: tudo o que você precisa saber




Entenda como ocorre a infecção e quais são os sintomas da febre amarela (Foto: Alexandre Mauro/Editoria de Arte G1)


Autor: Juliana Scarini
Fonte: G1, Região Serrana
Sítio Online da Publicação: G1 Globo
Data de Publicação: 21/01/2018
Publicação Original: https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/morre-paciente-de-teresopolis-rj-que-estava-internado-com-febre-amarela.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário