quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Oportunidades de doutorado e mestrado em Bacteriologia no ICB-USP com Bolsa da FAPESP





Projeto visa identificar diferenças na relação patógeno-hospedeiro entre as espécies que compõem o complexo M. tuberculosis (foto: CDC / George Kubica)

O projeto de pesquisa “Biologia sistêmica e comparativa do Complexo Mycobacterium tuberculosis: efeitos da variabilidade genética no fenótipo bacteriano”, conduzido no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, oferece uma oportunidade de doutorado direto e outra de mestrado com Bolsas da FAPESP. O prazo de inscrição termina em 20 de janeiro de 2018 para o mestrado e 25 para o doutorado.

O projeto visa identificar diferenças na relação patógeno-hospedeiro entre as espécies que compõem o complexo Mycobacterium tuberculosis que afetam o ser humano. O estudo será realizado no Laboratório de Pesquisa Aplicada em Micobactérias (LaPAM) do Departamento de Microbiologia do ICB-USP.

O bolsista de doutorado realizará um estudo comparativo da dinâmica da infecção de espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis em macrófagos humanos utilizando sequenciamento de RNA.

O candidato deve ter interesse em trabalhar em laboratório de biossegurança de nível 3 para realizar ensaios in vitro com micobactérias e interesse em análise e interpretação de dados de transcriptoma por bioinformática. Exigem-se para a vaga sólida formação em biologia molecular e, de preferência, cultivo celular, além experiência prévia em projetos de iniciação científica.

O bolsista de mestrado realizará um estudo comparativo da resposta imune do macrófago humano infectado com diferentes espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis por meio da análise de vias de ativação de resposta imune por qPCR array, detecção de citocinas/quimiocina/NO e avaliação de morte celular.

Interessados devem enviar currículo atualizado, carta de interesse e o contato de dois ou três profissionais que estejam disponíveis para servir como referência (nome, instituição, telefone e e-mail) para o e-mail da professora coordenadora do projeto, Ana Marcia de Sá Guimarães (anamarcia@usp.br).

Mais informações sobre a oportunidade de doutorado direto estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1900.

Mais informações sobre a vaga de mestrado estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1887.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Autor: Agência FAPESP
Fonte: fapesp
Sítio Online da Publicação: fapesp
Data de Publicação: 05/01/2018
Publicação Original: http://agencia.fapesp.br/oportunidades_de_doutorado_e_mestrado_em_bacteriologia_no_icbusp_com_bolsa_da_fapesp/26949/

Nenhum comentário:

Postar um comentário