quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Pesquisadores da USP de São Carlos desenvolvem aparelho que identifica câncer de boca



Pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos (IFSC) desenvolveram uma técnica simples e indolor para ajudar no diagnóstico precoce de câncer bucal. A técnica, chamada de fluorescência óptica, consiste em utilizar um aparelho que emite uma luz de led azul e ajuda a identificar lesões nos lábios e dentro da boca.


Ao passar a luz na boca, as regiões com células canceríginas mudam de cor. “Se alguma alteração começa a ocorrer, a cor vai mudar. Ela pode ser mais escura, pode não ocorrer essa fluorescência, pode ser vermelha. A condição do tecido vai fazer com que a outra cor que o tecido emite seja diferente”, explicou o professor do IFSC Sebastião Pratavieira.


Em bocas saudáveis a cor fica verde.




Células cancerígenas emitem manchas no aparelho da USP (Foto: Reprodução/ EPTV)




Diagnóstico precoce




Atualmente, a maioria dos dentistas identifica as feridas com a ajuda de luz branca tradicional. A vantagem do equipamento desenvolvido pelos pesquisadores do IFSC é que a técnica permite um diagnóstico mais rápido e preciso do câncer de boca.


Com o equipamento usado nos consultórios, de luz branca, as lesões também aparecem, mas com menos nitidez.




Aparelho da USP de São Carlos ajuda a identificar lesões na boca (Foto: Reprodução/ EPTV)



O aparelho desenvolvido pela USP ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas é uma esperança para melhorar o diagnóstico da doença e ajudar no tratamento adequado da doença.


“Quando o nível de alterações é avançado, o principal tratamento vai ser cirúrgico, provavelmente depois uma radioterapia, mas se ele for diagnosticado em um estágio menos avançado, usualmente só a cirurgia é suficiente”, afirmou a professora do IFSC Cristina Kurachi.




Autor: G1 São Carlos e Araraquara
Fonte: G1 Globo
Sítio Online da Publicação: G1 Globo
Data de Publicação: 02/02/2018
Publicação Original: https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/aparelho-que-identifica-cancer-na-boca-e-criado-em-pesquisa-da-usp-de-sao-carlos.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário