quarta-feira, 28 de março de 2018

Riscos do trabalho dos motociclistas profissionais: estratégias de prevenção e regulação

O mundo capitalista tem contribuído de forma contundente na forma de ser e de fazer o trabalho e provocado conflitos e debates sobre as relações entre trabalho-capital. O trabalho constitui um dos vetores essenciais na estruturação das sociedades, o que nos leva a refletir sobre aspectos e processos relacionados à sua precarização, individualização das relações de trabalho, insegurança e vulnerabilidades, além de suas possibilidades de fragmentação da sociedade ou de integração social (TONI, 2003).

Diante disso, existem implicações sociais atribuídas às mudanças nas formas de organizá-lo e de geri-lo. A sociedade atual se caracteriza pela urgência, instantaneidade e velocidade, o que traz a necessidade de profissionais que atendam estas exigências. De acordo com Soares et al. (2011), diante dessas demandas, o surgimento dos motociclistas profissionais (MP's) foi de extrema importância para atendê-las.

Por se tratar de um veículo com facilidade de compra, graças a acesso ao crédito e ampliação dos prazos de pagamento, de acordo com dados do DENATRAN1 , o uso de motocicletas no Brasil apresentou uma tendência de crescimento. Além de um meio de transporte pessoal, as motocicletas servem como instrumentos de trabalho, sendo utilizadas para entregas de mercadorias (motociclistas profissionais), ou transporte de pessoas (moto-táxis). De acordo com Soares et al. (2011), os MP's se destacam nas grandes cidades em razão de uma maior exigência da sociedade local por mobilidade, com rapidez e agilidade, frente ao trânsito caótico, submetidos às precárias condições de trabalho e com alto risco de acidentes de trânsito.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde2 , em maio de 2015, o número de internações hospitalares após acidentes com motos cresceu 115% nos últimos 6 anos, o qual representa metade do total de internações por acidentes de trânsito no país. Em Minas Gerais, como relatado no estudo de Diniz, Assunção e Lima (2005, p. 906), em meados de 1999 já havia um expressivo crescimento do setor de motociclistas profissionais, acidentes graves e fatais e ausência de regulamentação das condições de trabalho e dos serviços realizados por esses trabalhadores.

Em relação ao trabalho dos profissionais que utilizam motos para desenvolvê-lo, foi descrito no estudo de Drumond Moraes (2008), que por causa do ritmo de trabalho, o qual toma uma forma de ser paradoxal entre angústias e prazeres, os MP's aprenderam a transitar em meios intransitáveis, transformando essa forma de ser em uma ferramenta que atende à demanda de produção.


Autor: Lucas Gabriel de Almeida Carvalho, Geraldo Fabiano de Souza Moraes, Davidson Passos Mendes
Fonte: Revista SUSTINERE
Sítio Online da Publicação: Revista SUSTINERE
Data de Publicação: 28/09/2017
Publicação Original: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/30170/23150

Nenhum comentário:

Postar um comentário