segunda-feira, 26 de março de 2018

Lancet HIV destaca os resultados do PrEP Brasil

O PrEP Brasil, estudo de demonstração do uso da Profilaxia Pré Exposição ao HIV (PrEP), coordenado pela pesquisadora Beatriz Grinsztejn, Chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e AIDS do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), foi tema de editorial e artigo publicados em fevereiro em um dos mais prestigiosos periódicos científicos internacionais, o Lancet HIV. O editorial ¡PrEP Ya! Latin America wants PrEP, and Brazil leads the way, assinado por Jerome Galea (Harvard), Ricardo Baruch (Instituto Nacional de Salud Pública/México) e Brandon Brown (Universidade da Califórnia), destaca o impacto do estudo, marco na trajetória pioneira e bem sucedida do Brasil no tratamento e prevenção do HIV na América Latina. Os resultados são apresentados em detalhe no artigo Retention, engagement, and adherence to pre-exposure prophylaxis for men who have sex with men and transgender women in PrEP Brasil: 48 week results of a demonstration study, assinado por Beatriz e pelos integrantes da equipe que participou do projeto.

O PrEP Brasil acompanhou 450 voluntários, durante 48 semanas, e teve como foco homens que fazem sexo com homens, travestis e mulheres transexuais em situação de vulnerabilidade ao HIV. Os participantes receberam um comprimido por dia de emtricitabina+ tenofovir, distribuído nas condições cotidianas do Sistema Único de Saúde (SUS), e foram acompanhados para avaliação da adesão ao tratamento, tendências do comportamento sexual, incidência do HIV, doenças sexualmente transmissíveis e uso de drogas. Ao final deste período ficou demonstrada a efetividade dessa estratégia de prevenção no contexto do SUS, destacando-se a boa adesão por parte dos voluntários. Os resultados do PrEP Brasil contribuíram significativamente para a incorporação de PrEP como uma política pública no SUS.

No editorial fica registrada a esperança de que o PrEP Brasil seja um divisor de águas na região e inspire os demais países a incorporarem essa estratégia de prevenção para as populações mais vulneráveis a adquirirem o HIV. Atualmente três países da América Latina e Caribe estão implantando estudos demonstração e outros sete estão na fase de planejamento.

A PrEP


A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao vírus da imunodficiência humana (HIV) é uma estratégia de prevenção que consiste no uso diário de um medicamento antirretroviral por pessoas não infectadas pelo HIV. Seu uso correto reduz em mais de 90% o risco de aquisição da infecção. O Brasil é pioneiro na América Latina e Caribe ao adotar a PrEP como política pública.

A partir de 2018 a estratégia é objeto de um novo estudo que acompanha a implementação da PrEP no Brasil e o desenvolvimento de estudos demonstração no México e no Peru, o ImPrEP. Financiado pela UNITAID e apoiado pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) da Fiocruz, o Projeto para Implementação da Profilaxia Pré-exposição ao HIV no Brasil, no México e no Peru (ImPrEP) terá duração de três anos, beneficiando 7.500 homens que fazem sexo com homens, travestis e mulheres transexuais e será realizado por um consórcio constituído por centros de pesquisa e Ministérios da Saúde dos três países participantes. Além de ampliar o acesso à PreP, o projeto propiciará também a ampliação do diagnóstico da infecção pelo HIV, Hepatites B e C, Sífilis, HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis e fornecerá informações para aperfeiçoar a implementação da PrEP como política pública.

The Lancet

Fundado em 1823 pelo médico inglês Thomas Wakley (1795 - 1862), o periódico científico The Lancet começou como um jornal internacional independente sobre medicina em geral. Criado com o objetivo de tornar a ciência acessível, a publicação cresceu ao longo do tempo e se transformou em uma família de periódicos que abrange os seguintes temas: Saúde Infantil e Adolescente, Diabetes e Endocrinologia, Gastroenterologia e Hepatologia, Saúde Global, Hematologia, HIV, Doenças Infecciosas, Neurologia, Oncologia, Saúde Planetária, Psiquiatria, Saúde Pública e Medicina Respiratória.

Autor: Juana Portugal
Fonte: INI/Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data de Publicação: 23/03/2018
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/lancet-hiv-destaca-os-resultados-do-prep-brasil

Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp ..... +2347081986098

    ResponderExcluir