quarta-feira, 28 de março de 2018

Metodologia Students' Evaluation of Teaching (SET): Potencialidades para a EaD

O embasamento teórico do pioneirismo da Educação a Distância (EaD) no mundo é escasso. A EaD está baseada no simples fato do ensino e a aprendizagem ocorrerem sem a necessidade do professor e o aluno estarem presencialmente em um mesmo espaço físico. As gerações da EaD perpassam pela comunicação através de cartas, transmissão de rádio, aulas na TV e a utilização da internet (ALVES, 2011). As gerações estão inteiramente ligadas ao meio de comunicação utilizado para transmitir um determinado conteúdo.

Os anos passaram, mas os moldes vistos atualmente na EaD são decorrentes de um processo elaborado que vem sendo trabalhado desde os seus primórdios. Vale ressaltar que, juntamente com a evolução das tecnologias digitais de informação e comunicação, precisam evoluir também as metodologias de aplicação e condução de cursos, além de materiais didáticos específicos. O atual cenário brasileiro continua apontando uma forte tendência: a utilização da EaD como facilitadora eminente dos processos de formações profissionais, tanto como suporte da modalidade presencial, quanto na semipresencial.

O grau de utilização da EaD depende da natureza dos cursos, seus conteúdos e da possibilidade do emprego de uma metodologia adequada para sua utilização. Em 1998, a extinta Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC), elaborou um ensaio sobre os padrões de qualidade para os cursos ofertados na modalidade EaD, o qual tornou-se referência para as instituições que ofertariam cursos de graduação a distância. A versão mais atual desse documento data do ano de 2007, que continua norteando os padrões de qualidade dos cursos em EaD no Brasil (SEED, 2007).

Para garantir a qualidade dos cursos em EaD, e devido à complexidade e à necessidade de uma abordagem sistemática, indicadores de qualidade de cursos em EaD n devem compreender categorias que envolvem, fundamentalmente, aspectos pedagógicos, recursos humanos e infraestrutura. Tendo como principais tópicos (SEED, 2007): Concepção de educação e currículo no processo de ensino e aprendizagem; Sistemas de Comunicação; Material didático; Avaliação; Equipe multidisciplinar; Infraestrutura de apoio; Gestão Acadêmico-Administrativa; Sustentabilidade financeira.

Embora tenha ocorrido uma expansão na oferta de cursos a distância no Brasil, uma preocupação constante das Instituições de Ensino Superior (IES) é a respeito da qualidade dos cursos que são oferecidos. Tal preocupação torna fundamental a pesquisa e verificação da qualidade dos cursos de formação utilizando a modalidade EaD. A importância de se avaliar recai, principalmente, na melhoria da qualidade da educação. No entanto, este objetivo causa controvérsia pois, ao invés de servir de base para intervenções pedagógicas, a avaliação educacional pouco tem tido propósito.

Tais aspectos são discutidos detalhadamente em Sobrinho (2000) e Peixoto (2004). Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia Students' Evaluation of Teaching (SET) para avaliação da qualidade do ensino na modalidade EaD a partir da sua aplicação em ambiente real. O SET tem como princípio uma avaliação realizada pelos alunos sobre assertivas que compõe indicadores de qualidade do ensino, conforme apresentado em Marsh e Bailey (1993) e validado para o contexto brasileiro da EaD por Silva et al. (2017). A adequação da metodologia SET para EaD, e seus possíveis ganhos para melhoria da qualidade do ensino, serão apresentadas e exemplificadas, incluindo também a possibilidade de discussão da diminuição de uma problemática constante nessa modalidade de ensino: a evasão.


Autor: Thomaz Edson Veloso da Silva, Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Fonte: Revista SUSTINERE
Sítio Online da Publicação: Revista SUSTINERE
Data de Publicação: 19/09/2017
Publicação Original: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/29516/23148

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