quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Editora Fiocruz conquista mais um Prêmio Abeu



Marcella Vieira/Editora Fiocruz

A Editora Fiocruz acaba de conquistar mais um Prêmio Abeu. O livro Clínica, Laboratório e Eugenia: uma história transnacional das relações Brasil-Alemanha foi o grande vencedor na categoria Ciências Sociais da quinta edição do prêmio, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A vitória foi anunciada em cerimônia realizada na última sexta-feira (22/11), em São Paulo.

Lançada em 2018, em coedição com a Editora PUC-Rio, a obra tem autoria de Pedro Muñoz, professor do Departamento de História da PUC-Rio e ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz). Os segundo e terceiro lugares na categoria foram, respectivamente, os livros Joias da Floresta: antropologia do tráfico de animais, publicação da Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar), e Escritos de Liberdade: literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista, da Editora da Universidade de Campinas (Unicamp).

Além da primeira colocação, a Editora Fiocruz também conquistou menção honrosa na categoria Ciências da Vida com Arquivo de um sequestro jurídico-psiquiátrico: o caso Juvenal. Escrito por Luciana Brito e lançado em 2018, o livro inaugurou a coleção Bioética e Saúde, que já conta com três obras publicadas.

Na cerimônia, a Editora Fiocruz foi representada por Cristiani Vieira Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) da Fiocruz, e João Canossa, editor executivo da Editora. Cristiani participou da entrega do prêmio da categoria Ciências Sociais Aplicadas.

Canossa recebeu o prêmio e a certificação de menção honrosa em nome dos autores, que não puderam comparecer ao evento. “Trata-se, sobretudo, da celebração do saber acadêmico, a festa de congratulação da excelência do conhecimento que este imenso Brasil produz e que suas editoras universitárias difundem. Ganha a cultura, ganham os leitores, ganha o país", ressaltou o editor executivo.

Desde 2015, a Editora Fiocruz vem marcando presença em todas as edições do Prêmio Abeu. Essa foi a quarta vez que um título da Editora foi vencedor. Em 2017, a Editora conquistou o primeiro lugar em Ciências da Vida com Brasil Saúde Amanhã: população, economia e gestão. Na edição 2016, Dengue: teorias e práticas foi primeiro colocado também em Ciências da Vida. No ano anterior, primeira edição do prêmio, Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema ficou na primeira colocação na categoria Tecnociências.

Além dos primeiros lugares, a Editora também conquistou, em 2018, a segunda colocação na categoria Ciências Humanas com o livro Novas e Velhas Faces da Violência no Século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde. Na edição 2017, em Ciências da Vida, Amamentação e Políticas para a Infância no Brasil: a atuação de Fernandes Figueira (1902-1928) ficou em segundo lugar e Tessituras do Cuidado: as condições crônicas de saúde na infância e adolescência recebeu menção honrosa. Em 2016, o segundo lugar em Ciências da Vida foi para Três Ensaios de Bioética.

Sobre 'Clínica, Laboratório e Eugenia'
Resultado de amplas pesquisas ligadas à tese de doutorado do autor, o livro traz importante contribuição para o entendimento das relações entre Brasil e Alemanha numa perspectiva histórica transnacional, que tem como foco os entrelaçamentos e a circulação do conhecimento.

Enriquecido por material levantado de fontes primárias nos dois países, o estudo investigou as relações no campo da psiquiatria, de 1900 a 1942, interrompidas pela II Guerra Mundial. Neste período, circularam no Brasil os conceitos da psiquiatria, da neurologia e da psiquiatria genética alemãs.

O resultado é um livro inovador, que enfoca o trânsito e a circulação dos cientistas em redes construídas em viagens, congressos, cursos e publicações. O autor é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj.

O doutorado de Pedro Muñoz na Fiocruz contemplou período sanduíche na Alemanha, na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim), instituição em que ele, atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado como visiting scholar. Mesmo de longe, o autor celebrou a conquista: “Eu quero manifestar meus agradecimentos por terem apostado no meu livro. Ser finalista e vencer foi uma alegria indescritível", comemorou.

Sobre 'Arquivo de um sequestro jurídico-psiquiátrico'
Livro que inaugurou a coleção Bioética e Saúde da Editora Fiocruz, Arquivo de um sequestro jurídico-psiquiátrico analisa a história de Juvenal, homem que ficou mais tempo confinado em um manicômio judiciário no Brasil: 46 anos.

Ao analisar o dossiê de Juvenal, abandonado à espera de uma decisão oficial sobre sua experiência, banido do convívio social e do reconhecimento de direitos, a autora se debruçou sobre arquivos para realizar uma análise das práticas discursivas de saber e poder sobre o homem, revelando o funcionamento de uma "máquina de abandono que confiscou a existência de Juvenal”.

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (com período sanduíche na Universidade de Ottawa, Canadá), Luciana Brito é psicóloga e mestre em Psicologia Clínica e Cultura. A autora é também pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética, organização de Brasília voltada para pesquisa, assessoramento e capacitação em bioética na América Latina.

Participação em livro sobre editoras universitárias
O evento de premiação também foi marcado pelo lançamento do livro Editoras universitárias: estratégias de gestão, organizado pela presidente da Abeu, Rita Virginia Argollo, e pela diretora de comunicação, Flávia Rosa.

 

A Editora Fiocruz contribuiu para a coletânea com o capítulo Uma nova experiência de leitura: a coleção Temas em Saúde Interativa da Editora Fiocruz. O texto tem autoria de Maria Fernanda Marques Fernandes, ex-assessora de comunicação da Editora e atualmente no Museu da Vida da COC/Fiocruz; Phelipe Gasiglia, produtor editorial; Vanessa Freitas, responsável pela área de Marketing e Eventos da Editora, e Letícia Taets, ex-bolsista do Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz.

Sobre o prêmio
O objetivo do Prêmio Abeu é incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias, além de fomentar a produção técnico-científica em relação à excelência dos conhecimentos veiculados pelos livros e à concepção estética das obras.

A edição 2019 englobou oito categorias, sendo três finalistas em cada. A novidade deste ano foi a categoria Tradução. A lista completa dos ganhadores e as informações sobre a cerimônia de premiação podem ser acessadas no site www.abeu.org.br.



Autor: Marcella Vieira/Editora Fiocruz
Fonte: Editora Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 27/11/2019
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/editora-fiocruz-conquista-mais-um-premio-abeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário