terça-feira, 12 de novembro de 2019

Florestas amazônicas com maior diversidade evolutiva são as mais produtivas



Diversidade evolutiva está associada à produtividade da floresta amazônica

University of Leeds*

Uma equipe internacional de pesquisadores liderada pela Universidade de Leeds revelou pela primeira vez que as florestas amazônicas com maior diversidade evolutiva são as mais produtivas.

A equipe usou registros de longo prazo de 90 parcelas como parte da Rede de Inventário Florestal da Amazônia (RAINFOR) e ForestPlots.net para rastrear a vida e a produtividade de árvores individuais na região amazônica. Ao combinar esses registros com os dados da sequência de DNA – que identificaram as relações evolutivas entre todas as espécies – a equipe conseguiu investigar as ligações entre a rapidez com que as diferentes florestas crescem e sua diversidade.

Seu estudo demonstrou que as parcelas com a maior diversidade evolutiva eram um terço mais produtivas em comparação com as áreas com a menor diversidade evolutiva.

A descoberta sugere que a diversidade evolutiva deve ser uma consideração importante ao identificar áreas prioritárias para conservação.

A autora principal do estudo, Fernanda Coelho, da Escola de Geografia de Leeds, disse: “É importante entender como a biodiversidade afeta a produtividade nas florestas tropicais é importante porque nos permite entender como as estratégias de conservação podem ser melhor projetadas para maximizar a proteção de espécies e os serviços que esses ecossistemas fornecem. .

“Nossos resultados indicam que devemos incluir a história evolutiva nas prioridades de conservação – porque a função do ecossistema pode ser maior em áreas de onde as espécies vêm da árvore da vida”.

Referência:

Coelho de Souza, F., Dexter, K.G., Phillips, O.L. et al. Evolutionary diversity is associated with wood productivity in Amazonian forests. Nat Ecol Evol (2019) doi:10.1038/s41559-019-1007-y
https://doi.org/10.1038/s41559-019-1007-y


* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 12/11/2019



Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 12/11/2019
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2019/11/12/florestas-amazonicas-com-maior-diversidade-evolutiva-sao-as-mais-produtivas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário