sexta-feira, 8 de novembro de 2019

PROJETO ÁGUA - CONHEÇA

Em outubro de 2004 o empresário Ivens Paulo Dias da Silva da Cidade de Petrópolis, idealizou algo que pudesse agregar valor ao Meio Ambiente. Surgiu a ideia da ÁGUA, algo que fosse educativo e interativo e alertasse e envolvesse pessoas sobre a importância desse bem tão precioso. Assim surgiu há 15 anos a ONG Projeto Água com o slogan: “ Água o Maior Bem da Terra. Preserve!” Hoje sua sede é na Fazenda Projeto Água, onde estão instalados salas de estudo e programas práticos em meio a uma paisagem deslumbrante. Uma iniciativa formada por um grupo de voluntários, parceiros e amantes da preservação ambiental que vem se multiplicando entre crianças, jovens e todos que participam das ações da ONG, com o foco na conscientização da importância de cuidarmos da ÁGUA e de todo o MEIO AMBIENTE.
Com 215 mil m2 de área sendo que desta área, 110 mil m são destinados ao reflorestamento, a Fazenda Projeto Água está localizada no município de Petrópolis / RJ, inserida na Serra do Mar e contribuinte da Bacia do Rio Paraíba do Sul, sendo principal instrumento de efetivação da ONG. Com áreas destinadas a atividades educativas de preservação ao Meio Ambiente, lazer, apoio e treinamento de voluntários, a fazenda procura ser um modelo de lugar onde seus visitantes consigam interagir com os recursos naturais, sem degradá-los. A sua criação partiu da necessidade percebida pela equipe do Projeto Água, de uma área onde pudessem ser realizadas as ações práticas da educação ambiental possibilitando que os participantes interagissem com o Meio Ambiente.
Os programas foram desenvolvidos por voluntários comprometidos em conscientizar as pessoas por intermédio da educação ambiental, entre os quais se destacam:

“Reflorestamento”, os visitantes da fazenda Projeto Água, sede da ONG, plantam mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e visitam um terrário "gigante" em que passam a ter uma compreensão melhor sobre o ciclo da água; Mais de 85 mil metros quadrados já foram reflorestados. 

“Caminhos das Águas”, promoção de palestra sobre uso consciente da água, em que os alunos visitam uma miniestação de tratamento de água, um sistema de captação de água de chuva, o sistema de Aquaponia, uma roda d'água e uma planta de biorremediação que é a aguapé; 

“Horta Escola”, os estudantes plantam mudas de hortaliças e visitam um minhocário. Aprendem a associação da preservação da água através do cultivo orgânico e os benefícios de uma alimentação saudável, além do aproveitamento do lixo umedecido.

Programa dos 5 Rs da sustentabilidade, os visitantes fazem artesanato com caixas de leite, conhecendo benefícios de se reaproveitar muitos materiais que descartamos e que muitas vezes, quando de forma inadequada, vão parar em encostas, rios e matas. 

Ainda há programas como o Jardim dos Sentidos; Jardim das Borboletas; Água é Vida; Água para Todos; Horta Medicinal; Pássaros que voam aqui; e a própria Fazenda Projeto Água, sede da ONG Projeto Água, em que mais de 85 mil metros quadrados foram reflorestados e onde ocorrem as principais atividades da entidade.

Além das atividades desenvolvidas na sede da ONG, a ONG Projeto Água em parceria do Rotary Club e patrocínio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF) está implantando em 8 escolas municipais da Cidade de Petrópolis o programa: “Aquaponia: Cidadania e Sustentabilidade no Ambiente Escolar”.
De acordo com Pâmela Mércia, diretora de Meio Ambiente da ONG Projeto Água, a iniciativa é fruto de uma parceria com o Rotary Clube Petrópolis Bingen e Rotary Clube Petrópolis Itaipava em que as entidades se inscreveram para participar em 2017 do Edital Social e Ambiental da CEF, sendo que o projeto apresentado ficou em terceiro lugar entre as propostas encaminhadas de todas as partes do país. As escolas municipais Amélia Antunes Rabello e Johann Noel foram as primeiras da rede municipal a receber o projeto “Aquaponia: Cidadania e Sustentabilidade no Ambiente Escolar” que consiste na produção de peixes – em tanques – associada à produção de hortaliças.
O Objetivo do projeto é beneficiar alunos e familiares, através da educação ambiental, oferecendo conhecimento em uma nova forma de cultivo, uma vez que hoje a agricultura convencional é o setor que mais consome água nos países da América Latina. O sistema cultiva hortaliças e peixes em um único sistema com reuso da água. As hortaliças cultivadas pelos alunos serão direcionadas para a merenda escolar. Além de estar sendo implantado em Escolas Municipais com molde educativo, três  comunidades Rurais: Bonfim, Caxambu e Bonfim serão beneficiadas com um sistema de produção em maior escala.

A ONG Projeto Água atua também com atividades nos municípios vizinhos a Petrópolis, como Magé e Duque de Caxias, participando do conselho consultivo do Refúgio de Vida Silvestre Serra da Estrela, no setor de Educação Ambiental. A entidade representa a sociedade civil através da Unidade de Conservação no Conselho do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense – MCF, concluiu a diretora de Meio Ambiente.

Para Ivens Paulo Dias da Silva os 15 anos de atividade da ONG é motivo de grande orgulho e dedica essa trajetória a todas as pessoas entre Voluntários, Parceiros e Visitantes do Local que foram as verdadeiras fontes inspiradoras das atividades da ONG!        


FOTOS: ANDRÉ CARVALHO| CAROL MORAES 














Fotos: ANDRÉ CARVALHO| CAROL MORAES
Fonte: PROJETO ÁGUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário