terça-feira, 31 de março de 2020

Óleo essencial de laranja-doce: benefícios e como usar

Óleo essencial de laranja-doce melhora o humor, dores nas pernas a curto prazo, entre outros benefícios

óleo essencial de laranja doce

Imagem editada e redimensionada de Xiaolong Wong, está disponível no Unsplash
óleo essencial de laranja doce é extraído da casca das frutas da árvore da espécie Citrus sinensis por meio da prensagem a frio. Às vezes, as folhas e flores da planta de laranja também podem ser usadas. Na aromaterapia, ele proporciona benefícios à saúde como melhorar o humor, aliviar dores no estômago, entre outros.

Benefícios do óleo essencial de laranja-doce

Atividade antimicrobiana

Um estudo que analisou o efeito do óleo essencial de laranja em bactérias E. coli obtidas da carne bovina (que podem causar intoxicação alimentar) concluiu que, após 24 horas, uma concentração de 1% ou menos de óleo essencial de laranja inibiu as bactérias em temperaturas de refrigeração.
Outro estudo, mostrou que o óleo essencial de laranja é capaz de combater cepas de Staphylococcus aureus, resistentes a antibióticos. Quando adicionadas às células humanas infectadas em cultura, baixas concentrações de óleo essencial de laranja matavam as bactérias sem prejudicar as células cultivadas.
óleo essencial de laranja também pode impedir o crescimento de quatro espécies de fungos que podem estragar alimentos, de acordo com um terceiro estudo. Outro estudo concluiu que o óleo essencial de laranja combate oito espécies de fungos que afetam vegetais. Entretanto, o óleo essencial de cravo e o óleo essencial de alho foram mais eficazes.

Ansiedade e depressão

A aromaterapia com óleo essencial de laranja-doce parece reduzir os sintomas da ansiedade e depressão. Em um estudo, verificou-se que a aromaterapia com óleo essencial de laranja reduziu os níveis de hormônio do estresse em crianças submetidas a um procedimento odontológico.
Além disso, em um outro estudo, as mulheres em trabalho de parto relataram menos ansiedade após a inalação do óleo essencial de laranja do que as mulheres do grupo controle que inalaram água destilada.
Um estudo concluiu que inalar o óleo essencial de laranja tem potencial de combate à depressão.

Alívio da dor

Em um estudo com pessoas com fraturas ósseas, a inalação do óleo essencial de laranja ajudou a aliviar a dor. Comparado a um grupo controle, as pessoas que inalaram óleo essencial de laranja relataram menos dor.
Em outro estudo, os pesquisadores avaliaram se uma mistura de gengibre e óleo essencial de laranja poderia ajudar a aliviar dores no joelho quando aplicada à pele. Comparado a um grupo de controle, as pessoas que usaram a mistura de óleo essencial relataram maior alívio da dor a curto prazo, mas o óleo não pareceu ajudar na dor a longo prazo.

Atividade anticâncer e antioxidante

O limoneno, um terpeno encontrado no óleo essencial de laranja, pode ajudar a inibir o crescimento e promover a morte de células cancerígenas do cólon. Esta foi a conclusão de um estudo que analisou esse efeito em em células in vitro.
Outro estudo constatou que o óleo essencial de laranja inibe o crescimento de linhas celulares de câncer de pulmão e próstata in vitro. Além disso, houve aumento da morte celular na linha celular de câncer de pulmão. O mesmo estudou também concluiu que o óleo essencial de laranja tem antioxidante.

Desempenho do exercício

Um estudo avaliou o efeito do óleo essencial de flor de laranjeira inalado durante a prática de exercício em atletas. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que inalaram o óleo tiveram uma diminuição significativa nos tempos de execução, bem como um aumento na função pulmonar.

Perda de peso

Um estudo mostrou que ratos obesos alimentados com cápsulas de óleo essencial de laranja mostraram uma redução no ganho de peso e no colesterol.
Atividade inseticida
Um estudo analisou o efeito que o óleo essencial de laranja teve em larvas e pupas de mosca doméstica. Verificou-se que possui propriedades inseticidas por contato e fumigação.

Como usar o óleo essencial de laranja-doce

Aromatizador

Talvez você queira melhorar um pouco o seu humor? Ou talvez você gostaria de adicionar o aroma refrescante de laranja a uma sala? A difusão pode ajudá-lo a fazer isso.
Um difusor permite que um óleo essencial evapore, normalmente usando calor. À medida que a evaporação ocorre, o perfume se espalha por todo o ambiente.
Existem muitos tipos de difusores que você pode comprar on-line ou em lojas especializadas que vendem produtos de aromaterapia. Cada tipo de difusor terá seu próprio conjunto específico de instruções. Siga cuidadosamente todas as instruções do produto ao usá-lo.

Spray de limpeza

Deseja outra maneira de adicionar um perfume de laranja a um espaço? Ou talvez você gostaria de usar o óleo essencial de laranja como limpador natural? Você pode fazer um spray de óleo de laranja seguindo estas etapas:
  1. Adicione o óleo essencial de laranja à água, de preferência em uma garrafa de vidro. Use de dez a 15 gotas por xícara de água;
  2. Agite bem o frasco para misturar o conteúdo;
  3. Pulverize conforme desejado.

Óleo de massagem

Você está procurando aliviar a dor ou inflamação? Considere fazer seu próprio óleo de massagem com infusão de óleo essencial de laranja.
Para fazer isso, você precisará diluir o óleo essencial de laranja em um óleo transportador, como óleo de cocoóleo de jojobaóleo de semente de uva, entre outros. Use 20 gotas de óleo essencial por 30 ml de óleo transportador para fazer um óleo de massagem com uma solução a 3%.

Segurança e efeitos colaterais

Qualquer óleo essencial tem o potencial de causar uma reação da pele quando aplicado topicamente. Se você estiver preocupado com uma possível reação, teste um pouco de óleo essencial de laranja diluído na parte interna do cotovelo antes de usá-lo em áreas maiores.
Evite usar óleo essencial de laranja velho ou oxidado, que pode causar sensibilização dérmica. Este é um tipo de reação alérgica que pode não ser perceptível após um uso, mas pode causar reações graves depois que você o usa algumas vezes.
Se apresentar alguma reação, retire o óleo essencial com óleo vegetal, pois água não funcionará devido à diferença de polaridade química.
Alguns óleos essenciais cítricos são fototóxicos. Isso significa que eles podem causar uma reação dolorosa da pele se você os usar na pele e depois sair ao sol.
óleo essencial de laranja tem uma baixo risco de fototoxicidade, mas você deve ter cuidado se planejar sair depois de usá-lo em sua pele.
Como com outros óleos essenciais, siga estas precauções de segurança ao usar óleo de laranja:
  • Não aplique óleo essencial não diluído na pele;
  • Mantenha o óleo longe dos olhos;
  • Armazene fora do alcance de crianças e animais de estimação;
  • Se você usar o óleo para aromaterapia, verifique se o espaço em que está está bem ventilado;
  • Se estiver grávida, amamentando ou tomando medicamentos prescritos, procure orientação médica antes de usar qualquer óleo essencial.

O que procurar

óleo essencial de laranja pode ser comprado em lojas on-line ou físicas. Siga as dicas abaixo para garantir a compra de óleo essencial de laranja de boa qualidade.
  • Verifique o rótulo do nome científico: Citrus sinensis. O óleo essencial de laranja amarga é outro óleo com um nome muito semelhante: Citrus aurantium. Não confunda os dois;
  • Verifique a pureza do produto. Você deve comprar óleo essencial de laranja 100% puro. Se não for esse o caso, deve ser indicado no rótulo;
  • Escolha vidros escuros. O óleo essencial pode ser danificado pela luz solar e os vidros escuros ajudam a evitar isso;
  • Cheire o óleo. Se não cheira a laranja, não compre ou, se você tiver obtido on-line, faça a devolução (por lei você tem até sete dias para devolvê-lo depois da data da compra).
Autor: Ecycle
Fonte: Ecycle
Sítio Online da Publicação: Ecycle
Data: 31/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário