sexta-feira, 6 de março de 2020

Resultado: Programa de Iniciação Científica (IC) – 2019/2

A Fundação divulgou nesta quinta-feira, 5 de março, o resultado da 1ª Fase do Programa de Iniciação Científica (IC) – 2019/2. Foram aprovados 470 projetos, de um total de 905 solicitações. O novo formato adotado no início de 2019, onde a indicação do bolsista é feita apenas após a aprovação do projeto submetido, transcorreu de forma satisfatória no primeiro semestre, levando a Fundação a continuar com este sistema.

As instituições contempladas com o maior número de bolsas, em ordem decrescente foram: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (154); Universidade Federal Fluminense - UFF (123); Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj (67); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ (36); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio (27); Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (25); e outras 18 instituições de ensino e pesquisa do nosso Estado.

As grandes áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas foram em ordem decrescente, Ciências Biológicas (108), Ciências Humanas (79), Ciências da Saúde (76), Ciências Exatas e da Terra (66), Ciências Sociais Aplicadas (52), Linguística, Letras e Artes (31); Engenharias (30) e Ciências Agrárias (28).

O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, ressalta a importância do Programa de Iniciação Científica para o futuro da Ciência e Tecnologia no estado do Rio de Janeiro. “São esses jovens pesquisadores que poderão elevar o estado e o País para uma condição de melhor desenvolvimento social e econômico, baseado no conhecimento e na inovação”, afirmou Lima.

A partir de sexta-feira, 6 de março, a 2º Fase do Programa IC terá início. Dessa forma, os pesquisadores que tiveram seus projetos aprovados poderão indicar os alunos candidatos à bolsa de Iniciação Científica no sistema eletrônico SisFAPERJ. Todas as informações sobre o procedimento de inscrição dos alunos indicados estão disponíveis no ANEXO 1 da chamada. Os pesquisadores que não indicarem um bolsista elegível em um período de três meses, contados a partir da divulgação dos resultados, terão a bolsa cancelada.

Cabe ressaltar que os alunos devem seguir os seguintes critérios para serem considerados elegíveis:
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação sediado no estado do Rio de Janeiro durante toda a vigência da bolsa;
  • Estar cursando a partir terceiro período da graduação no ato da inscrição, independentemente de ter ocorrido troca de curso, equivalência, ou segunda graduação;
  • Ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a sete no ato da inscrição e mantê-lo durante a vigência da bolsa. Propostas enviadas que não cumpram essa exigência serão negadas não cabendo recurso;
  • Possuir Currículo Lattes – CNPq cadastrado e atualizado;
  • Não possuir vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa com instituição pública ou privada e, também, não possuir outra fonte de rendimento e dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa.


Propostas enviadas que não cumpram essa exigência serão negadas, não cabendo recurso.

Confira abaixo a lista dos contemplados no programa:
Programa de Iniciação Científica – 2019/2 (IC).

Veja as novas instruções para envio de recurso à FAPERJ, via SisFAPERJ, clicando aqui

Nota: para envio de recurso, o sistema estará apto a partir de segunda-feira, dia 06/03 até o dia 16/03.




Autor: FAPERJ
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 06/03/2020
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=3934.2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário