sexta-feira, 7 de junho de 2019

Manchado pela primeira vez: um peixe segurando a respiração debaixo d'água



Como nós, os peixes precisam de oxigênio para sobreviver. Mas para respirar, a maioria puxa água contendo oxigênio para dentro de suas bocas e a bombeia através de suas câmaras branquiais antes de expeli-las para fora de suas fendas branquiais. Agora, pela primeira vez, os cientistas viram peixes “segurando” essa respiração, alguns por até 4 minutos de cada vez.


Os cientistas não partiram para pegar peixes tão persistentes. Em vez disso, eles tropeçaram em vídeos de caixão, um grupo raramente estudado que vive em fundos oceânicos em todo o mundo, capturado por veículos operados remotamente em uma expedição da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica.


Os vídeos, filmados em vários locais nos oceanos Atlântico e Pacífico, mostram oito caixões de profundidade segurando grandes quantidades de água em suas câmaras de branqueamento, sem sinais de inalação ou exalação. Quando o caixão finalmente libera a água minutos depois, seus corpos se esvaziam em 20% a 30% (acima). São suas enormes câmaras branquiais que permitem que esses peixes armazenem volumes tão grandes de água por vários minutos, relatam os pesquisadores no Journal of Fish Biology.




Autor: Erica Tennenhouse
Fonte: Science MAG
Sítio Online da Publicação: Science MAG
Data: 07/06/2019
Publicação Original: https://www.sciencemag.org/news/2019/06/spotted-first-time-fish-holding-its-breath-underwater

2 comentários: