sexta-feira, 7 de junho de 2019

Mais conhecido antepassado dos nativos americanos de hoje encontrados na Sibéria




Os indígenas americanos, que incluem nativos do Alasca, primeiras nações canadenses e nativos americanos, descendem de humanos que atravessaram uma antiga ponte terrestre que ligava a Sibéria na Rússia ao Alasca dezenas de milhares de anos atrás. Mas os cientistas não sabem quando e onde esses primeiros migrantes se mudaram de um lugar para outro. Dois novos estudos lançam luz sobre esse mistério e descobrem o ancestral nativo americano mais estreitamente relacionado fora da América do Norte.


No primeiro estudo, os pesquisadores liderados por Eske Willerslev, geneticista da Universidade de Copenhague, sequenciaram todo o genoma de 34 indivíduos que viviam na Sibéria, a ponte terrestre de Beringia e o Alasca de 600 a quase 32 mil anos atrás. Os indivíduos mais velhos da amostra - dois homens que viviam no extremo norte da Sibéria - representam os primeiros humanos conhecidos daquela parte do mundo. Não há vestígios genéticos diretos desses homens em nenhum dos outros grupos que a equipe estudou, sugerindo que sua cultura provavelmente desapareceu há cerca de 23 mil anos, quando a região ficou muito fria para ser habitável.


Em outras partes do continente euro-asiático, no entanto, surgiu um grupo que acabaria por se mudar para a Sibéria, separar e atravessar Beringia para a América do Norte, revela a análise de DNA. Uma mulher conhecida como Kolyma1, que viveu no nordeste da Sibéria há cerca de 10 mil anos, compartilha cerca de dois terços de seu genoma com os nativos americanos vivos. "É o mais próximo que já chegamos de um ancestral nativo americano fora das Américas", diz Willerslev. Ainda assim, observa Ben Potter, um arqueólogo da Universidade do Alasca em Fairbanks que não estava envolvido com o trabalho, a relação é, no entanto, distante.




Autor: Michael Price
Fonte: Science MAG
Sítio Online da Publicação: Science MAG
Data: 05/06/2019
Publicação Original: https://www.sciencemag.org/news/2019/06/closest-known-ancestor-today-s-native-americans-found-siberia

Nenhum comentário:

Postar um comentário