segunda-feira, 10 de junho de 2019

Fiocruz no Ar: riscos do consumo de antibióticos sem receita médica



Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 17ª posição entre 65 países pesquisados em relação ao número de doses de antibióticos consumidas. A situação é preocupante pois, segundo especialistas, revela o alto consumo derivado de prescrições inadequadas e a automedicação que favorecem o surgimento de bactérias multirresistentes – as chamadas superbactérias, que podem levar a morte.

Em 2018, o Brasil passou a integrar o Sistema Mundial de Vigilância da Resistência aos Antimicrobianos da OMS, que visa a coleta de dados dos países para que se tenha uma visão completa das tendências e padrões de consumo de antibióticos. Desde 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) controla, por meio da Resolução RDC 44, a venda de antibióticos, que só pode ser feita mediante receita médica, justamente para “minimizar a elevação da resistência bacteriana no país”.

Para alertar a população, o projeto Fiocruz no Ar traz o podcast Antibiótico sem receita: os riscos, abordando o consumo de antibióticos sem receita médica ou como automedicação. A pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Ana Paula Assef, explica os riscos deste consumo inadequado.

Ficha técnica: Podcast 05 - Antibiótico sem receita: os riscos

Duração: 2m45s
Coordenadora: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)
Consultora técnica: Ana Paula Assef, do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do IOC/Fiocruz
Entrevistados (por ordem de entrada): Joana Silva, Cristiane Antunes e Ana Paula Assef
Reportagem, Produção e Locução: Maya Sangawa
Edição de áudio: Daniel Beltrão (NO3 Produções Artísticas)
Trilha sonora da vinheta: "Life of Riley", by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Trilha sonora geral: “Easy Lemon" by Kevin MacLeod (https://incompetech.com) | Licensed under CC By (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
"Midsummer Sky", by Kevin MacLeod (https://incompetech.com) | Licensed: CC By (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)



Autor: Graça Portela
Fonte: Icict/Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 07/06/2019
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-no-ar-riscos-do-consumo-de-antibioticos-sem-receita-medica

Nenhum comentário:

Postar um comentário