quinta-feira, 13 de junho de 2019

Raiva: um assassino esquecido




A raiva é um vírus que infecta animais selvagens, especialmente morcegos, guaxinins, gambás e raposas nos EUA. Pode se espalhar para pessoas e animais de estimação quando eles são mordidos ou arranhados, causando febre, agitação e morte. A raiva é 100% evitável com profilaxia pós-exposição (PEP), que inclui a vacina anti-rábica e medicamentos para combater a infecção, contanto que as pessoas recebam PEP antes do início dos sintomas. Entender o risco da raiva e saber o que fazer após o contato com a vida selvagem pode salvar vidas.

A melhor maneira de evitar a raiva é ficar longe da vida selvagem.

O contato com morcegos infectados é a principal causa de mortes por raiva em pessoas nos EUA.

Cães raivosos fora dos EUA são a segunda principal causa de mortes por Raiva em americanos, que são expostos durante viagens ao exterior.

Seja nos EUA ou no exterior, ver um profissional de saúde rapidamente após uma mordida ou arranhão pode garantir que as pessoas recebam PEP, se necessário.

Portadores comuns de raiva por localização nos EUA.

Morcegos com raiva foram encontrados em todos os estados, exceto no Havaí. Gambás com raiva foram encontrados em partes da Califórnia, no Meio-Oeste, Texas, Kentucky, Virgínia, Carolina do Norte e Tennessee. Guaxinins com raiva foram encontrados nos estados do sul e do leste. Raposas com raiva foram encontradas no Alasca, Arizona e Novo México. Raposas e gambás com raiva foram encontrados no Arizona, Novo México e Texas. Mangusto com raiva foram encontrados em Porto Rico.

redimensionar iconView Maior
Visualizar descrição do texto

Então e agora: mudanças em animais irracionais relatados

Então e agora: Mudanças em animais raivosos relatados - Em 1938, a maioria dos casos de animais raivosos relatados eram domésticos (9.321) e alguns eram selvagens (44). Desde então, os números se inverteram. Em 2017, 399 casos de animais raivosos relatados foram domésticos e 4.055 foram silvestres.

redimensionar iconView Maior
Visualizar descrição do texto

FONTE: Sistema Nacional de Vigilância da Raiva dos EUA




Autor: CDC GOV
Fonte: CDC GOV
Sítio Online da Publicação: CDC GOV
Data: 13/06/2019
Publicação Original: https://www.cdc.gov/vitalsigns/rabies/

Nenhum comentário:

Postar um comentário