quinta-feira, 20 de junho de 2019

97% dos brasileiros aprovam vacinação infantil em meio a ameaça global de volta de doenças



Programa Mais Médicos para o Brasil divulgou resultados nesta quarta (19) — Foto: Reprodução/Pixabay



O resultado do processo de seleção de municípios do Programa Mais Médicos para o Brasil foi publicado nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial da União. Os candidatos devem consultar a lista, disponível neste link, e verificar em qual cidade poderão trabalhar, caso aceitem a oferta.


São mais de 2 mil vagas, em cidades com altos índices de vulnerabilidade social e de população em extrema pobreza.


Para garantir a oportunidade, os aprovados têm até o dia 21 de junho para acessar o termo de adesão e incluir os arquivos solicitados pelo sistema. Depois, entre 24 e 28 de junho, esses médicos precisam comparecer pessoalmente ao município onde foram selecionados. Será necessário apresentar duas vias do termo e documentos pessoais, listados no site do programa, com cópias autenticadas.


Os aprovados começarão a trabalhar logo em seguida. O cumprimento desses prazos é essencial para não perder a vaga.



Desistências do Mais Médicos



O edital atualmente em andamento foi publicado em 13 de maio. Trata-se da terceira tentativa feita pelo governo federal para preencher as vagas deixadas pelos médicos cubanos quando o país deixou o programa, em novembro de 2018.


Após a saída de Cuba do programa, em novembro, um primeiro chamamento público foi aberto para preencher as 8.517 vagas que foram deixadas. No total, 7.120 vagas foram preenchidas em seguida por médicos formados no Brasil.


Em um novo edital, publicado em dezembro, as 1.397 vagas remanescentes foram oferecidas a médicos brasileiros formados no exterior.


Apesar desse esforço, cerca de 19% dos médicos brasileiros selecionados até o mês de maio desistiram do programa. Dados obtidos pelo G1 junto ao Ministério da Saúde mostram que 1.325 profissionais com registro profissional brasileiro se desligaram do programa até o final de maio.


O número de desistências cresceu 25% em relação ao balanço anterior, que indicava 1.052 médicos desistentes nos três primeiros meses do ano.



Quem pode participar



Nesta primeira fase, puderam participar: médicos formados em instituições de ensino brasileiras ou que possuem diploma revalidado no Brasil.


Caso haja vagas remanescentes, no período do dia 2 ao 4 de julho, as inscrições serão abertas para profissionais brasileiros formados em instituições estrangeiras, com habilitação para o exercício da medicina no exterior.



Regiões atendidas



As vagas foram abertas em municípios que se encaixem em alguma das seguintes categorias:



áreas com os maiores percentuais de população em extrema pobreza;
cidades que estejam entre as 100 com mais de 80 mil habitantes, que tenham baixos níveis de receita pública e alta vulnerabilidade social;
municípios que estejam nas regiões de Vale do Ribeira, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri ou Região do Semiárido, que tenham IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) baixo ou muito baixo;
locais de atuação de Distrito Sanitário Especial Indígena.





Bolsa-formação



Os médicos selecionados poderão receber uma bolsa-formação, no valor de R$ 11.865,60, paga mensalmente por até 3 anos. Esse valor possibilita que eles se matriculem em cursos de especialização ofertados pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UnaSUS).


É obrigatório que cumpram, semanalmente, oito horas em atividades acadêmicas teóricas e 32 horas em atividades nas unidades básicas de saúde.



Calendário



1ª etapa



19/06 - Publicação do resultado final de médicos para cada município
19 a 21/06 - Confirmação da escolha de vaga
24 a 28/06, até 18h - Apresentação pessoal dos médicos nas cidades em que trabalharão e início das atividades



2ª etapa



02 a 04/07 - Inscrição de brasileiros formados fora do país, que tenham habilitação para exercer a medicina no exterior
05 a 26/07 - Validação dos documentos dos brasileiros descritos acima
29/07 - Publicação preliminar da validação desses médicos
07/08 - Publicação do resultado final
08 e 09/08 - Escolha das vagas
13/08 - Lista com alocação dos médicos


Autor: G1 Saúde
Fonte: G1 Saúde
Sítio Online da Publicação: G1 Saúde
Data: 19/06/2019
Publicação Original: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/06/19/programa-mais-medicos-divulga-lista-com-cidades-em-que-cada-aprovado-trabalhara.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário