sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Parar de usar antibióticos em animais saudáveis ajuda a evitar a propagação da resistência antibiótica



A falta de antibióticos efetivos é uma ameaça de segurança tão séria como um surto de doença súbita e mortal

A OMS – Organização Mundial da Saúde está recomendando que os agricultores e a indústria alimentar parem de usar antibióticos rotineiramente para promover o crescimento e prevenir doenças em animais saudáveis.

As novas recomendações da OMS visam ajudar a preservar a eficácia dos antibióticos, que são importantes para a medicina humana, reduzindo seu uso desnecessário em animais. Em alguns países, aproximadamente 80% do consumo total de antibióticos relevantes é aplicado no setor animal, em grande parte para promoção do crescimento dos animais saudáveis.

BAIXE AGORA: Guia Completo Controle de Contaminação Microbiológica | Indústria de Alimentos

Diretrizes da OMS sobre o uso de antimicrobianos em animais
O uso excessivo e indevido de antibióticos em animais e seres humanos está contribuindo para a crescente resistência aos medicamentos que matam as infecções bacterianas. Alguns tipos de bactérias que causam infecções graves em humanos já desenvolveram resistência à maioria ou a todos os tratamentos disponíveis, e há poucas opções promissoras no pipeline de pesquisa.

“A falta de antibióticos efetivos é uma ameaça de segurança tão séria como um surto de doença súbita e mortal”, diz o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “A ação forte e sustentada em todos os setores é vital se quisermos reverter a maré da resistência antimicrobiana e manter o mundo seguro”.

Uma revisão sistemática publicada na The Lancet Planetary Health descobriu que as intervenções que restringem o uso de antibióticos em animais fontes de alimento reduziram as bactérias resistentes a antibióticos nestes animais em até 39%. Esta pesquisa informou diretamente o desenvolvimento das novas diretrizes da OMS.

Aumento da gonorreia resistente aos antibióticos pede novos medicamentos, sinaliza OMS

Localização do dispenser de álcool no meio do lobby do hospital aumenta uso por visitantes em 528%

É seguro deixar que pacientes decidam duração do antibiótico? Infectologista responde

Redução do uso em animais fontes de alimento

Com isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda fortemente a redução geral no uso de todas as classes de antibióticos em animais fontes de alimento, incluindo a restrição completa desses antibióticos para promoção do crescimento e prevenção de doenças sem diagnóstico. Animais saudáveis só devem receber antibióticos para prevenir doenças se tiverem sido diagnosticados em outros animais na mesma população.

Quando possível, animais doentes devem ser testados para determinar o antibiótico mais eficaz e prudente para tratar sua infecção específica. Os antibióticos utilizados em animais devem ser selecionados entre aqueles que a OMS classificou como “menos importante” para a saúde humana e não daqueles classificados como “de importância crítica e de máxima prioridade”. Estes antibióticos são muitas vezes a última linha de tratamentos para curar infecções bacterianas graves em seres humanos.

“A evidência científica demonstra que o uso excessivo de antibióticos em animais pode contribuir para o aparecimento de resistência aos antibióticos”, diz o Dr. Kazuaki Miyagishima, diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Zoonoses da OMS. “O volume de antibióticos utilizados em animais continua aumentando em todo o mundo, impulsionado por uma crescente demanda por alimentos de origem animal, muitas vezes produzidos através de criação intensiva”.

Muitos países já tomaram medidas para reduzir o uso de antibióticos em animais fontes de alimento. Por exemplo, desde 2006, a União Europeia proibiu o uso de antibióticos para a promoção do crescimento. Os consumidores também estão impulsionando a demanda de carne aumentada sem o uso rotineiro de antibióticos, com algumas grandes cadeias alimentares adotando políticas “sem antibióticos” para seus suprimentos de carne.

Opções alternativas para o uso de antibióticos para a prevenção de doenças em animais incluem melhorar a higiene, melhor uso da vacinação e mudanças na habitação de animais e nas práticas de criação.
Leia mais

Usar antibiótico com sabedoria combate a crescente resistência medicamentosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário